6 usos inteligentes para o óleo de coco

O óleo de coco é um produto extremamente popular e existe uma boa razão para isso: além de oferecer diversos benefícios para a saúde humana, ele tem um sabor interessante e é extremamente versátil. Para se ter ideia, o óleo de coco pode ser usado para diversas coisas que muitos de nós nem imaginávamos.

Ele pode ajudar a queimar gordura, acelerar o metabolismo, suprimir o apetite, diminuir o colesterol e pode curar nosso intestino, sem contar suas funções antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Veja só seis maneiras que você pode usar o óleo de coco para melhorar sua saúde, beleza e casa!

1. Pipoca de cinema caseira

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Você já se perguntou o porque as pipocas feitas em casa não têm o mesmo sabor único e especial daquelas de cinema? Embora a maioria das pessoas pense que o segredo fica na manteiga, o ingrediente secreto é o óleo de soja parcialmente hidrogenado e alguns produtos químicos, conservantes e sabor artificial. 

Porém, você pode substituí-lo por uma versão muito mais saudável usando óleo de coco em casa. Use esse ingrediente para estourar o milho na panela e depois acrescente um pouco de manteiga na receita. O sucesso é inevitável.

2. Removedor de maquiagem

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Mesmo após lavar o rosto cheio de maquiagem, é possível que você encontre rastros de rímel e manchas de sombra que não querem sair de jeito nenhum. Caso você não tenha nenhum produto específico para isso, o óleo de coco pode ser seu melhor aliado. 

Ele pode quebrar e solubilizar os ingredientes duros e resistentes da maquiagem, facilitando esse processo. Basta colocar um pouco do líquido em uma bola de algodão e limpar a face. O óleo de coco não só removerá rapidamente manchas difíceis de maquiagem, mas também deixará sua pele macia e hidratada. 

3. Creme de barbear

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O óleo de coco também pode ser perfeito para quem está sem creme de barbear. Dessa forma, você encontra um produto com muito menos aditivos químicos e que será ótimo para a sua pele. Basta aplicá-lo na área onde você deseja depilar e depois remover o pelo com a lâmina.

Ele vai deixar sua pele hidratada e com uma sensação super macia e suave para um barbear limpo e agradável. Além disso, a ação antibacteriana do óleo de coco protege a pele contra eventuais cortes e inflamações.

4. Lábios ressecados

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por ter propriedades anti-inflamatórias, o óleo de coco pode ser ótimo para suavizar os lábios secos, rachados, doloridos ou irritados — sobretudo porque também é comestível. Além disso, se você misturá-lo com pó de morango, cereja ou framboesa desidratada, poderá criar um protetor labial caseiro super natural e delicioso.

Vale ressaltar que esse produto também te garante um pouco de proteção contra o Sol, uma vez que o óleo de coco possui naturalmente FPS 7.

5. Repelente de insetos

zasfasafs(Fonte: Shutterstock)

Poucas coisas são mais irritantes do que ser picado por insetos várias vezes. Acontece que vários dos repelentes distribuídos no mercado são tóxicos para o corpo e o meio ambiente, embora forneçam alguma proteção. Por isso, uma boa escapatória é criar seu próprio repelente caseiro usando óleo de coco.

Misture uma colher de sopa de óleo de coco com algumas gotas de óleos essenciais de hortelã-pimenta, citronela, eucalipto e alecrim, e depois aplique nas áreas expostas do corpo. Isso é completamente seguro para a sua pele e efetivo contra os mosquitos.

6. Limpar móveis

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Limpadores comerciais de madeira e móveis podem ser eficazes, mas contêm muitos ingredientes tóxicos e fortes fragrâncias sintéticas que podem poluir o ar de sua casa. Por esse motivo, vale a pena considerar usar o óleo de coco  para manter seus móveis de madeira brilhantes e bonitos. 

Ele não apenas realça o grão natural da madeira, como também deixa um cheiro gostoso pela casa. Basta misturar 2 partes de óleo de coco amolecido ou derretido com 1 parte de suco de limão e 1 parte de vinagre branco e aplicar!

More in Fatos&Fatos.com