6 dos geógrafos mais famosos de todos os tempos

Você sabe dizer o que um geógrafo faz? Esses cientistas se aventuram no mundo da geografia para se aprofundar nas inter-relações entre a sociedade humana e o meio ambiente. Por esse motivo, existem duas áreas de estudo dentro desse segmento: geografia física e geografia humana.

Enquanto os geografia humana observa os reflexos de nossas sociedades e movimentos sociais, os geógrafos físicos estudam o ambiente natural e como ele vem se transformando ao longo das décadas. Veja só seis geógrafos que entraram para a história como os melhores da profissão!

1. Carl Ritter

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nascido em 7 de agosto de 1779, o geógrafo alemão Carl Ritter é considerado uma peça fundamental para a geografia moderna. Muito do que Ritter fez na carreira é considerado menos significativo para alguns pensadores, uma vez que baseou muitos de seus estudos nas observações dos outros.

Mesmo assim, acabou influenciando vários geógrafos na Alemanha e trouxe uma nova perspectiva histórica sobre a profissão. Seu maior trabalho é considerado a mais extensa literatura geográfica de um único autor.

2. Alexander Von Humboldt

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Assim como Ritter, Alexander Von Humboldt foi extremamente relevante para a geografia moderna. Ele era um explorador e naturalista conhecido por ser um grande defensor da filosofia e das ciências românticas. Por ter muitos trabalhos no campo da botânica, é conhecido como fundador da biogeografia.

Entre todos os pensadores que Von Humboldt influenciou, lá estava Charles Darwin, que passou a descrevê-lo como um grande viajante e figura importante.

3. Ellen Churchill Semple

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Ellen Churchill Semple estudou história por muito tempo em sua vida, mas acabou se apaixonando pela geografia durante uma viagem à Inglaterra. Nascida no dia 8 de janeiro de 1863 nos Estados Unidos, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Associação de Geógrafos Americanos.

Promoveu a teoria de que a cultura e a história humana eram determinadas pelo ambiente físico, que gerou muita controvérsia no passado entre mentes antideterministas.  

4. Claudio Ptolomeu

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na época do Império Romano, Ptolomeu se posicionou como um dos maiores geógrafos na história. Entre os anos 100 d.C. e 170 d.C., escreveu obras que falam sobre os planos para mapear o planeta e a grande dificuldade que é conseguir realizar esse mapeamento. 

A noção de latitude e longitude é atribuída a Ptolomeu e é reconhecido por ter mapeado milhares de lugares quando essa não era uma atividade muito comum na sua época, mesmo entre os povos mais educados.

5. Yi-Fu Tuan

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Yi-Fu Tuan é um geógrafo sino-americano, tendo estudado em escolas chinesas, filipinas e australianas. Nasceu em 5 de dezembro de 1930 e é famoso por ser pioneiro em vários dos pensamentos da geografia humanística, sendo inclusive um dos criadores desse ramo.

Por esse motivo, foi um dos primeiros a unir os conceitos de geografia com outras ciências, como filosofia, arte, psicologia e até mesmo religião. Assim, baseou muitos de seus trabalhos tentando entender as interações dos seres humanos com o espaço e os ambientes nos níveis físicos e sociais.

6. Eratóstenes

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Eratóstenes não só foi criador de um dos primeiros mapas conhecidos pela humanidade entre 276 a.C. e 195 a.C., ele também é visto como o homem responsável por criar o termo “geografia”. Vale ressaltar que ele também foi a primeira pessoa a conseguir medir o tamanho da Terra — com uma margem de erro mínima de 2%.

Eratóstenes também foi uma das primeiras pessoas a falar sobre a inclinação axial da Terra e até mesmo a distância do nosso planeta para o Sol.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.