6 dos deuses gregos mais mesquinhos de todos

A mitologia grega carrega consigo um enorme leque de histórias incríveis e bizarras. Encabeçando todos esses contos, podemos encontrar as verdadeiras celebridades: os deuses gregos. O panteão grego é famoso por sua crueldade perante aos mortais e também a outros deuses menores.

Bastaria uma mínima afronta ou um dia infeliz para que você recebesse uma punição completamente descabida. Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis das punições mais mesquinhas já aplicadas pelos deuses no topo do Monte Olimpo. Veja só!

6. Hades

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O deus do submundo é frequentemente retratado como o mal supremo da mitologia grega na mídia moderna. Entretanto, Hades ainda pode ser visto como um dos deuses mais razoáveis da Grécia Antiga, principalmente quando comparado aos seus irmãos, Zeus e Poseidon. 

Porém, isso não significa que ele era um santo. Quando o herói grego Pirítoo viajou ao submundo para tentar fugir com Perséfone, mulher de Hades, o deus das profundezas lhe ofereceu um lugar em um trono de pedra apenas para prendê-lo com cobras no assento. Pirítoo, então, foi forçado a passar o resto da eternidade no mesmo lugar.

5. Afrodite

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O amor é muitas vezes confuso e cruel, e a deusa do amor não poderia ser diferente. Afrodite, como muitos deuses, não gosta de desrespeitos, sobretudo se tiver sido cometido por mortais. Quando as mulheres da ilha de Lemnos se recusaram a prestar homenagem a ela, a deusa as amaldiçoou com um odor horrível. 

O fedor era tanto que seus maridos deixaram de estar apaixonados por elas e se voltaram para suas escravas para substituir suas esposas. Enfurecidas, as mulheres assassinaram seus maridos e pais, tudo porque Afrodite se sentiu desvalorizada. 

4. Poseidon

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O deus do mar e dos terremotos tinha certo gosto por provocar a humanidade. Poseidon, no entanto, era particularmente mal humorado e muitas vezes descontava suas pequenas frustrações em cidades inteiras de inocentes, dizimando milhares à menor irritação. 

Um exemplo disso foi após sua luta com Atena pela posse da cidade de Ática. Quando os deuses do Olimpo decidiram que a vitória era de Atena — que rebatizou a cidade para Atenas —, Poseidon teria então inundado a cidade e a enterrado no mar, matando todos os que a habitavam. 

3. Atena

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se Poseidon era irritadiço, Atena não ficava por fora. A deusa da sabedoria é conhecida por seus sábios conselhos e ajuda de heróis como Perseu e Héracles, mas também tem um passado cheio de injustiças. Seu castigo mais cruel e descabido foi o caso da Medusa.

Medusa, que antes era uma bela donzela, foi estuprada por Poseidon em um dos templos de Atena. E mesmo que a moça fosse vítima, a deusa decidiu puni-la de forma descabida a transformando no icônico monstro de cabelos de cobra. 

2. Zeus

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O deus do trovão é, sem dúvida, o mais desprezível dos deuses do Olimpo e existem motivos claros para isso. Um exemplo de como Zeus sempre foi egocêntrico esteve ligado a Metis, que foi fundamental na vitória do rei dos deuses contra seu pai Cronos e o resto dos Titãs. 

Agradecido pelo seu trabalho, Zeus decidiu tomá-la como esposa. Porém, quando ele descobriu que ela estava prestes a parir uma criança que poderia ser mais poderosa do que ele, o deus grego decidiu devorá-la por inteira para impedir o nascimento de tal filho.

1. Hera

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em questão de vinganças mesquinhas, Hera parecia combinar muito bem com seu marido Zeus. Ela adquiriu grande fama pela forma como lidava com as amantes de seu companheiro, sempre sendo extremamente severa com essas mulheres e seus filhos ilegítimos. 

Quando Hera soube que Latona havia engravidado de Zeus, ela a exilou do Olimpo e a forçou a vagar pela Terra. Então, a deusa proibiu que a humanidade acolhesse a exilada e colocou uma maldição sobre ela a impedindo de dar à luz em terra firme. Durante esse tempo, Hera também enviou monstros para atacá-la e violá-la, prolongando cada vez mais o trabalho de parto de Latona.

More in Fatos&Fatos.com