5 mitos sobre os olhos que você precisa saber

5 mitos sobre os olhos que você precisa saber

Desde cedo, somos ensinados a cuidar dos nossos olhos. Por exemplo, você já deve ter ouvido alguém falar sobre a relação entre as cenouras e a saúde ocular. 

Algumas pessoas dizem que sentar perto da televisão ou olhar para o sol danifica os olhos. A ciência moderna tem desmascarado alguns desses mitos, mas outros ainda são amplamente aceitos.

A seguir, vamos falar sobre alguns deles. Acompanhe!

1. Óculos diminuem a capacidade dos olhos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Um dos mitos mais comuns é que o uso de óculos diminui a capacidade natural dos nossos olhos. Também é dito que, se usarmos óculos, não poderemos mais viver sem eles. Mas isso não é verdade. 

Óculos são usados para corrigir condições oculares, como hipermetropia, miopia, presbiopia ou astigmatismo. Enquanto essas condições persistirem, usamos óculos. Em alguns casos, a hipermetropia e a miopia melhoram com o tempo e, assim, podemos retirá-los. 

Usar óculos, na verdade, alivia a tensão e permite que a luz entre corretamente na retina, dando uma melhor qualidade de imagem. Aliás, usar óculos corretivos, alimentar-se adequadamente e evitar exposição excessiva ao sol são algumas das melhores maneiras de cuidar dos nossos olhos.

2. Ter visão 20/20 significa que os olhos estão saudáveis

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A visão 20/20 significa que uma pessoa consegue ver perfeitamente a uma distância de 20 pés (6 metros), assim como maioria das pessoas com a visão normal. É uma medida de acuidade visual usada como padrão para avaliar a capacidade de visão de uma pessoa em várias partes do mundo.

Uma pessoa com visão 20/20 pode ainda ter vários problemas oculares e de visão que podem afetar a saúde dos seus olhos. Por exemplo, uma pessoa pode ter doenças oculares graves, como glaucoma, doença da retina, e condições da córnea, mas ainda ter visão 20/20. Essas condições podem causar perda de visão, mas geralmente não são perceptíveis até que o dano tenha sido feito e a perda de visão tenha ocorrido.

Além disso, ter visão aparentemente perfeita não garante habilidades visuais importantes, como convergência, divergência, rastreamento visual e acomodação, necessárias para o sucesso no trabalho e na escola. Por isso, é importante realizar exames oftalmológicos abrangentes para verificar se todas as habilidades de visão estão bem e testar sinais de alerta de doenças oculares.

3. Faz mal cruzar os olhos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

É falso que se você cruzar os olhos, eles ficarão assim permanentemente. Na verdade, os olhos cruzados permanentes não ocorrem em uma pessoa com um sistema ocular saudável.

Eles podem surgir como resultado de condições oculares, como desvios (estrabismo) ou olho preguiçoso (ambliopia). É importante notar que essas condições não desaparecem espontaneamente e precisam ser tratadas com a ajuda de um oftalmologista e, muitas vezes, com o compromisso de um plano completo de terapia visual.

Esses problemas geralmente aparecem na infância e são mais fáceis de tratar quanto mais cedo forem detectados. É por isso que é tão importante garantir que seu filho faça exames oftalmológicos regulares, pois quase 80% da perda de visão pode ser evitada com a detecção e tratamento precoces.

4. Devemos comer muita cenoura para melhorar nossa saúde ocular

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Aqui temos uma mistura de mito com fato. É verdade que as cenouras contêm vitamina A, algo importante para a saúde ocular, mas não é necessário comê-las em excesso para obter benefícios para os olhos.

A vitamina A pode ser encontrada em outros alimentos, como vegetais folhosos, frutas, vegetais de cores vivas e peixe. Portanto, uma dieta balanceada já fornece a quantidade adequada de vitamina A para manter a saúde dos olhos.

5. Apertar os olhos já é o suficiente para protegê-los

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Primeiro, é importante lembrar que passar muito tempo em frente a telas pode cansar os olhos, por isso, é importante fazer pausas frequentes. Sobre cerrar ou apertar os olhos para protegê-los de uma fonte de luz forte, é mais um mito comum.

Por exemplo, tem quem diga que os soldadores podem soldar sem proteção para os olhos, simplesmente apertando-os. Isso é falso, pois mesmo apertando os olhos, a radiação ultravioleta (UV) ainda pode causar danos à córnea, provocar catarata e danificar a retina.

Sendo assim, é importante usar proteção adequada para os olhos ao soldar ou observar soldagem. Aliás, o mesmo é válido quando se olha para o Sol: precisamos de proteção adequada.