5 dicas super simples dos especialistas para ter sucesso

A maioria de nós busca sucesso profissional e financeiro, né? E é só entrar na página inicial do LinkedIn para ver diversas postagens dizendo que você precisa se dedicar bastante, “trabalhar enquanto eles dormem” e, praticamente, abrir mão de tudo em prol desse sucesso. Mas talvez existam outras formas mais simples de evoluir na carreira — cuidando bem de você, inclusive.

Em entrevista para a rede britânica BBC, os professores de gestão Hirotaka Takeuchi (Harvard Business School, EUA) e Ikujiro Nonaka (Universidade Hitotsubashi, Japão) trouxeram 5 dicas práticas “para ter um futuro melhor”. Assim, você consegue formular estratégias melhores para lidar com o cenário incerto e difícil do mundo atual. 

Takeuchi diz que “a superação pessoal não precisa ser dolorosa, especialmente durante uma pandemia”. Então, se existem formas mais simples de evoluir, por que não tentar, né? Vamos lá!

1. Pratique até se tornar automático

Os especialistas começam indicando uma prática das escolas de artes marciais japonesas: a “kata”. Trata-se de coreografias praticadas à exaustão, para memorizar todos os movimentos com perfeição. De alguns tempos para cá, essa palavra começou a ser utilizada em contextos profissionais, como conselho para exercitar uma rotina até ela se tornar automática. 

A ideia é aproveitar a “kata” para memorizar tarefas cotidianas e permitir que sua energia seja canalizada para coisas mais importantes. Assim, você pode “manter seus pensamentos e ações sincronizados com a sua missão”, segundo o professor Takeuchi. 

Imagem: ShutterstockImagem: Shutterstock

2. Sempre pergunte “por quê?”

Quando algum problema acontece na sua vida pessoal ou profissional, entender por que isso aconteceu é mais importante do que perguntar quem é o responsável ou o culpado. Em todo caso, você pode usar a técnica dos “cinco porquês”, que é bem simples: antes de se contentar com uma resposta, pergunte “por quê” cinco vezes — como uma criança curiosa faria.

— Por que a impressora parou de funcionar?

— Porque acabou a tinta.

— Por que acabou a tinta?

— Por que ninguém comprou.

— Por que ninguém comprou?

E por aí vai… Até perguntar “por quê?”, pelo menos, cinco vezes. Com essa técnica, é possível obter respostas muito mais profundas para cada problema do dia a dia. 

Além disso, Takeuchi sugere fazer mais perguntas para você mesmo, para entender melhor a sua trajetória. Algo como a “missão, visão e valores” da sua empresa, mas em nível pessoal.

3. Em vez do “ou”, pense no “e”

Takeuchi afirma que nós, ocidentais, temos uma tendência de encarar os problemas como uma questão de “isso ou aquilo”, de “um ou outro”. Porém, a verdade é que as coisas raramente são assim, seja na vida pessoal ou profissional. 

Então, em vez de debater sobre questões como estudar ou trabalhar, carreira ou vida pessoal, podemos substituir o “ou” pelo “e” — estudar e trabalhar, carreira e vida pessoal… Em resumo, é possível encontrar uma unidade entre coisas que parecem opostas. Claro que nem sempre isso é possível, mas vale a pena fazer a reflexão.

Imagem: ShutterstockImagem: Shutterstock

4. Leia para praticar a empatia

A empatia é indispensável em todas as relações, seja com colegas, chefes, clientes ou na vida pessoal — e a leitura é uma ótima forma de praticá-la, de acordo com o professor Takeuchi. Ler artigos ou livros permite que você se coloque no lugar de outra pessoa e “treine o músculo da empatia”. Ainda nesse assunto, os professores afirmam que a contação de histórias é a melhor forma de comunicar ideias. Portanto, ler ou ver boas histórias ajuda a dominar essa técnica. 

5. Dê um passeio ao ar livre

Pra terminar, a dica mais simples de todas: se conectar com a natureza. Isso nos faz lembrar de que é importante viver em harmonia com o universo e as outras pessoas. Além de passeios no parque ou na praia, também vale a pena passear entre outras pessoas. Os professores gostam de andar por mercadões, por exemplo, “pois é ali que se vê a vida real”. 

E é isso, pessoal! Algumas mudanças simples de pensamento podem ajudar bastante no sua evolução profissional. Bem melhor que outros conselhos que a gente vê por aí, né?

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.