5 dicas infalíveis de acabar com a tristeza em dias frios

Você pode até falar que é um verdadeiro amante de frio, mas uma coisa é certa: a chegada do inverno ou de dias mais gelados normalmente vem acompanhada de alguns sentimentos nem tão legais assim. Principalmente para quem lida com transtornos psicológicos, como a depressão, ter que enfrentar o clima frio pode ser complicado.

O sol se torna menos frequente, os dias são mais cinzentos e passar mais tempo dentro de casa se torna algo corriqueiro. Por isso, nós separamos cinco dicas para você mandar a tristeza embora e conseguir desfrutar 2022 na maior paz possível. Tá preparado? Então presta atenção!

1. Um passo de cada vez

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma estratégia importante para manter a saúde mental em dia no inverno é não tentar dar saltos muito grandes na vida de uma vez só. Qualquer coisa muito brusca que acarrete uma mudança muito grande no seu estilo de vida pode acabar te deixando ainda mais com um sentimento ruim — por isso resoluções de Ano Novo nunca dão certo.

Então, experimente ir devagar. Saia para passear de vez em quando, ligue para um amigo próximo para conversar ou tente largar seu pijama um dia, ou outro. Aos poucos, isso te deixará mais bem humorado. 

2. Tenha boas noites de sono

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quando o assunto é mandar a tristeza embora, não há remédio mais eficiente do que ter uma boa noite de sono. Pessoas que não conseguem dormir direito tendem a ficar mais estressadas e com menos energia para encarar os desafios do dia a dia. Inclusive, isso pode fazer com que os sintomas de ansiedade e depressão se intensifiquem.

Se você deseja ter um cérebro funcionando a plena capacidade, é importante priorizar o seu descanso. Em média, recomenda-se que um indivíduo adulto tenha pelo menos sete horas de descanso durante a noite. E nada de sono parcelado! O ideal é que você durma ininterruptamente para se recuperar completamente.

3. Interaja com as pessoas a sua volta

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O ser humano é um ser social. Por esse motivo, manter contatos com pessoas que importam para nós durante os momentos mais difíceis é algo extremamente benéfico para o nosso humor. Além disso, participar de atividades que ajudem a sua comunidade e outras pessoas necessitadas também podem te fazer muito bem.

Em tempos de crise, nos conectarmos com as pessoas a nossa volta faz com que nos sintamos acolhidos pelo mundo, diminuindo a tristeza e compartilhando as alegrias. E se for para ficar triste, ao menos podemos ficar tristes todos juntos, não é mesmo?

4. Mantenha uma rotina de exercícios

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se dormir bem faz parte de como nos sentimos, largar a vida sedentária é a melhor forma que temos para descarregar as nossas baterias da nossa cabeça. E o que isso quer dizer? Pessoas que mantêm uma rotina de exercícios tendem a se sentir menos ansiosas ou depressivas, uma vez que aumenta a produção de serotonina e outros químicos relacionados com a felicidade.

Considera-se uma rotina completa aqueles que realizam exercícios aeróbicos por 40 minutos pelo menos quatro vezes por semana. Academia e outros exercícios de alta intensidade também são ótimos para o corpo e para a mente.

5. Tenha tempo para se divertir

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Não se cobre tanto o tempo todo. Reservar uma parte da sua semana para realizar atividades divertidas e que te tragam boas sensações também pode ser algo bastante proveitoso para a sua vida. Afinal, todo mundo merece um descanso e ter uma brecha para aproveitar as coisas boas da vida.

Encontrar momentos bons e com significado podem te auxiliar a deixar a procrastinação de lado no futuro e a viver a vida de uma forma mais leve. Assim, a tristeza não terá mais chances.

More in Fatos&Fatos.com