5 deusas da beleza de diferentes mitologias

Durante séculos, as diferentes culturas espalhadas pelo mundo têm cultuado deusas. Essas divindades foram usadas, muitas vezes, para explicar a origem do amor e da beleza, dois elementos centrais na vida humana.

Por conta da complexidade desses temas, a mitologia foi empregada para passar lições e perpetuar o conhecimento coletivo. Preparamos uma lista de cinco deusas e entidades que foram (e ainda são) idolatradas como símbolos da beleza. Confira!

1. Afrodite

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Afrodite, certamente, é a deusa do amor e da beleza mais conhecida. Ela é oriunda da mitologia grega, filha de Zeus com Dione, a deusa das ninfas — mas há lendas de que seu nascimento tenha ocorrido a partir da espuma do mar. Ela já chega ao mundo adulta e entendida como a epítome máxima da beleza física, do amor e do prazer.

Seu mito conta a história de uma mulher tão perfeita que era capaz de fazer qualquer um se apaixonar por ela apenas com um olhar. Conta-se também que ela teve diversos amantes (deuses e mortais) com quem concebeu alguns filhos. Dentre eles, estão Eros, Harmonia e Fobos (filhos que teve com Ares, o deus da guerra, sua grande paixão), Hermafrodito (com Hermes, o deus da comunicação e do comércio) e Príapo (com Dionísio, o deus do vinho).

Na cultura romana, Afrodite também foi representada e cultuada, mas com o nome de Vênus. Ela seguiu inspirando muitos artistas, e certamente o retrato mais famoso feito dela é o quadro O Nascimento de Vênus (1486), de Sandro Botticelli.

2. Hathor

(Fonte: Christine Osborne Pictures/Alamy)(Fonte: Christine Osborne Pictures/Alamy)

Hathor é uma das principais divindades da mitologia egípcia. Por ser a deusa do céu, ela é vista como a mãe de Hórus (deus do céu e dos vivos) e de Rá (deus do sol). Hathor também é chamada de Olho de Rá, atuando como uma versão feminina do deus e protegendo-o de seus inimigos. Sua representação costuma mostrá-la com chifres de vaca, o seu animal símbolo.

Para os egípcios, Hathor é caracterizada por vários elementos positivos e benevolentes associados ao feminino em sua cultura. Ela representa a música, a dança, a alegria, o amor, a fertilidade, a sexualidade e o cuidado maternal. Ela ainda é enquadrada como uma divindade que protege as mulheres na hora do parto.

3. Hedonê

(Fonte: Lauri Blank)(Fonte: Lauri Blank)

Hedonê tem origem importante: ela nasceu do casamento de Eros, filho de Afrodite, com Psiquê, a mortal que o conquistou. Na mitologia grega, ela também é vista como a deusa do prazer, da beleza e da luxúria.

Não por acaso, a palavra “hedonismo” (conjunto de teorias que apontam o prazer como o grande princípio da vida) deriva do seu nome. Hedonê costuma ser representada com asas de borboleta, e acredita-se que ela passe seu tempo vagando pelas cidades humanas com uma tocha que induz as pessoas ao prazer e ao êxtase.

4. Oxum

(Fonte: Lambuja/Superinteressante)(Fonte: Lambuja/Superinteressante)

Dentro da cultura iorubá, oriunda das nações africanas, mas muito forte no Brasil, Oxum é vista como o orixá do amor, da fertilidade e da beleza. Ela está intimamente ligada à riqueza (material e espiritual), à vaidade e ao poder feminino.

Oxum costuma ser retratada em cores douradas, adornada dos pés à cabeça com joias de ouro, enquanto se olha em um espelho. Na mitologia iorubá, ela é filha de Iemanjá com Oxalá, o deus supremo. Nas histórias contadas sobre ela, casou-se com Ogum, Xangô e Oxóssi.

5. Lakshimi

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

Lakshmi é a deusa hindu da beleza e do amor. Dentro do hinduísmo, ela é a esposa do deus Vishnu, o sustentador do universo e, tal como Afrodite, já nasceu adulta, surgida do mar.

A deusa simboliza em sua cultura a beleza, a fortuna, a riqueza e a generosidade. Ela é representada eternamente jovem e costuma ser mostrada segurando flores de lótus em suas mãos e um vaso do qual jorra moedas de ouro.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.