5 curiosidades sobre Afrodite, a deusa grega da beleza

Afrodite é uma das deusas mais conhecidas da mitologia grega. Ela é constantemente celebrada como a deusa da beleza, do amor e da atração sexual. Afrodite é tida como uma mulher estonteante que bastava olhar para ela para apaixonar-se perdidamente.

Seu nascimento é explicado por lendas diferentes. Em algumas mitologias, quando deus Cronos matou seu pai Urano, cortou seus genitais e atirou-os no mar. Da espuma do oceano, localizado na ilha de Chipre, teria surgido Afrodite, já adulta. Já o famoso poeta grego Homero escreveu que Afrodite era filha de Zeus com a titânide Dione.

Cultuada no mundo todo, a história de Afrodite é cercada de fatos interessantes. Conheça 5 deles.

1. Afrodite chegou a se casar, mas era infiel

(Fonte: Afrodision)(Fonte: Afrodision)

Mesmo tendo cativado inúmeros corações e colecionado muitos amantes, Afrodite chegou a se casar com o deus Hefesto – o mais feio dos filhos de Zeus. O casamento foi, digamos, “arranjado”: Hefesto resolveu um problema para Zeus e, em retribuição, pediu a mão de sua linda filha. 

Afrodite casou-se, claro, meio a contragosto. E durante todo o casamento, manteve um caso com Ares, o deus da guerra, com quem tinha uma ligação carnal irresistível. E o mais curioso é que Hefesto pegou os dois no flagra, preparou uma armadilha para prendê-los nus e exibi-los para todos os demais deuses gregos. Mas, ao invés de humilhá-la, como desejava, eles ficaram apaixonados por sua beleza estonteante.

2. Ela é uma das causas da guerra de Troia

(Fonte: Quadro Giz)(Fonte: Quadro Giz)

O famoso episódio da guerra de Troia, contado na Ilíada, de Homero, tem também uma participação de Afrodite. Isto porque a história narra que Afrodite, Hera e Atena entraram num concurso para que se elegesse a deusa mais bonita. Zeus, espertamente, não quis resolver o impasse, e ordenou que o príncipe Páris, de Troia, julgasse as participantes e tomasse a decisão.

Afrodite prometeu a Páris que, se ela fosse escolhida, daria a ele Helena, a mulher mais linda da Grécia, para ser sua esposa. Páris aceitou a proposta, fato que acabou levando à ocorrência da guerra de Troia.

3. Afrodite era descrita como temperamental

(Fonte: Wikipedia)(Fonte: Wikipedia)

A mitologia conta que a beleza sublime de Afrodite nem sempre coincidia com o seu temperamento. Algumas histórias falam que, algumas vezes, ela foi vingativa, raivosa e facilmente ofendida. 

Há mitos que dizem que Afrodite se vingou de homens que a magoaram e causou castigos a mulheres que ousaram sugerir serem mais bonitas que ela.

4. Ela teve 17 filhos

(Fonte: Projeto Mayhem)(Fonte: Projeto Mayhem)

A mitologia conta que Afrodite teve no total 17 filhos, com diferentes pais. Dentre eles, estão Hermafrodito (filho com Hermes, deus da comunicação e do comércio), Enéas (filho com Anquises), Priapo (com Dionísio, deus do vinho), Eros (também conhecido como Cupido), Fobos, Deimos e Harmonia (com Ares, deus da guerra).

5. O culto à Afrodite já esteve ligado à prostituição

(Fonte: History Channel)(Fonte: History Channel)

Por mais incrível que pareça, na Grécia Antiga, houve um culto à Afrodite que esteve ligado à prostituição. Isto porque, na cidade de Corinto, havia uma espécie de “prostituição sagrada” que ocorria nos templos da deusa, pelas chamadas “hierodulas” – mulheres que dedicavam sua vida para exercer a prostituição de forma abnegada, em homenagem à Afrodite.

Consta-se que os templos chegaram a ter mais de mil hierodulas trabalhando em prol deste culto. Quem visitasse os locais podia manter relações sexuais com elas e depois pagar algum tipo de tributo destinado à manutenção do templo. Diz-se que estas mulheres raspavam a cabeça para se diferenciar das prostitutas convencionais.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.