5 coisas que usamos e como elas já eram no passado

5 coisas que usamos e como elas já eram no passado

Todo dia a tecnologia e a evolução de atividades cotidianas surpreendem a humanidade. Os avanços, na maior parte das vezes, ajudam a que economizemos tempo, facilitando nosso trabalho. Todavia, algumas dessas mudanças sepultam mecanismos ou objetos, dificultando às novas e contemporâneas gerações entenderem como esse processo se deu.

Entretanto, para nossa sorte, algumas coisas passaram por processos evolutivos que mantiveram a essência original. É assim com os carros, aviões e outros meios de transporte. O mesmo pode ser dito da televisão ou da cama em que dormimos. E se nós viajássemos no tempo para ver como eram algumas coisas e como ela são atualmente? Confira.

1. Chuveiro

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O chuveiro poderia ser considerado sagrado, afinal de contas, quem é capaz de negar os efeitos curativos de um bom banho. Mas deixando o humor de lado, é preciso relembrar que os chuveiros originais não eram estruturas internas, tampouco artificiais, mas sim cachoeiras. 

Existem alguns estudos que sugerem que os egípcios possuíam chuveiros internos, mas coube aos gregos, efetivamente, a criação dos primeiros chuveiros. Eram espaços comunitários que usavam aquedutos e sistemas de esgoto feitos de chumbo para transportar a água para a sala. O primeiro mecânico, operado por bomba manual, foi criado por William Feetham, em 1767.

Ele usava uma bomba que forçava a água em um recipiente acima da cabeça, liberando uma corrente de água. Ao longo dos últimos 250 anos, foi modernizado, desde o espaço (com a criação do box) até os tamanhos, métodos de aquecimento, e formatos.

2. Playground

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Brincar nas ruas ou parques é uma atividade menos realizada por crianças hoje em dia, mas os playgrounds, ou áreas de recreação, existentes até mesmo dentro de grandes condomínios, também tem uma história centenária. Um dos primeiros foi desenvolvido pelo pedagogo alemão Friedrich Fröbel, no século XIX, com o intuito de ajudar o desenvolvimento infantil.

Mas foi em Manchester, na Inglaterra, que o conceito de playground público surgiu, em 1859. O uso moderno desses espaços tem forte ligação com a perda do papel de espaço público pelas ruas, que passaram a ser ocupadas por automóveis.

Ao longo dos últimos 100 anos, passaram a ser utilizadas para afastar as crianças do perigo dos locais abertos e confiná-las em áreas consideradas seguras para brincar.

3. Calculadora

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

As calculadoras mecânicas foram precursoras das modernas e eletrônicas máquinas de calcular. Originalmente, eram dispositivos mecânicos que faziam operações básicas como soma, subtração, divisão e multiplicação. O primeiro esboço de uma foi desenvolvido pelo astrônomo alemão Wilhelm Schickard, em 1623.

Quem entrou para a história como criador foi o matemático francês Blaise Pascal. A evolução da calculadora foi maior a partir da década de 1960, quando se criou a primeira em formato eletrônico. As de bolso começaram a surgir na década de 1970, a partir da criação do primeiro microprocessador, o Intel 4004.

Com a esmagadora disponibilidade de smartphones, tablets e computadores, pode até ser que alguém não tenha uma calculadora física, mas certamente possui uma digital.

4. Ar-condicionado

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em um país tropical como o nosso, o desenvolvimento do ar-condicionado foi uma invenção incrível. O conceito de um equipamento capaz de condicionar o ar, isto é, tratá-lo em espaços fechamos para regular a qualidade (temperatura, umidade, limpeza e movimento) remonta a pré-história, quando os edifícios egípcios usavam diferentes técnicas para tal.

Essas técnicas se espalharam a partir da Península Ibérica, e foram difundidas até o início do século XX, quando foram substituídas pelo ar-condicionado elétrico. O norte-americano Willis H. Carrier é considerado o inventor do primeiro aparelho de ar-condicionado elétrico moderno, em 1901.

Nos últimos 120 anos, o desenvolvimento levou a criação de aparelhos móveis, muitos que nem exigem o uso de equipamentos externos.

5. Aspirador de pó

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Outro aparelho com história antiga é o aspirador de pó. O primeiro deles foi desenvolvido no século XIX, por volta de 1860. Tratava-se de um modelo manual, inventado por Daniel Hess, e era conhecido como “varredor de tapete”. Basicamente, era mesmo uma espécie de vassoura, que no centro possuía um fole para gerar a sucção.

O primeiro modelo elétrico apareceu em 1898, criado por John S. Thurman, sendo movido por um motor de combustão interna. Outros modelos foram desenvolvidos nos anos seguidos, todos recebendo o mesmo nome, ainda que a patente estivesse nas mãos de Hess.

Em 1906, o engenheiro James B. Kirby foi o responsável por criar o primeiro aspirador de pó doméstico. Dali até o robô aspirador, foram pouco mais de 100 anos de muita inovação.