5 coisas fascinantes que estão acontecendo debaixo da terra

Você pode até achar que existe muitas coisas fantásticas acontecendo no nosso planeta acima do nível do mar. Porém, pouquíssimas pessoas imaginam que o subterrâneo da Terra possa esconder tantos segredos tão fascinantes. E o que isso quer dizer? Debaixo da terra, você pode encontrar de tudo.

Desde experimentos científicos marcantes a lembranças macabras da história da humanidade. Por isso, nós separamos uma lista com cinco coisas completamente impressionantes que estão escondidas no subsolo sem que você tenha muita noção. Olha só!

1. Busca pela matéria escura

(Fonte: Matthew Kapust/SURF)(Fonte: Matthew Kapust/SURF)

Em uma antiga mina de ouro abandonada, localizada a 1,3km de profundidade da região montanhosa de Black Hills (EUA), 250 cientistas de 37 instituições diferentes construíram uma unidade de pesquisa para encontrar novos dados sobre a chamada “matéria escura”.

Para simplificar, a ciência conhece a massa de diversos objetos e partículas do universo — desde rochas a partículas subatômicas. O problema, entretanto, é que a soma dessas massas não chega perto da massa total do universo e, assim, a matéria escura seria o que falta para fechar esse cálculo.

2. Vida resiliente

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em 2021, cientistas encontraram uma série de espécies vivendo em um dos lugares a 200 metros de profundidade no frio e no escuro de um dos lugares mais inóspitos da Terra: a plataforma de gelo de Ekström, na Antártida. A abundância de criaturas está mudando a forma como os pesquisadores consideram a habitabilidade de ambientes submarinos tão extremos.

Embora muitas dessas espécies já tivessem sido encontradas em outras áreas da região, o fato delas estarem sobrevivendo a temperaturas negativas debaixo do gelo trouxe surpresa. A datação por carbono revelou que a vida existia continuamente lá por quase 6 mil anos. Dessa forma, fica o questionamento se mais formas de vida poderiam suportar tais temperaturas.

3. Cidade subterrânea

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Montreal é de longe uma das cidades mais frias da América do Norte em relação ao seu tamanho. Com média de -6?°C durante o inverno, o clima local parece ainda mais gelado por estar colada ao rio São Lourenço. Por décadas, a cidade encontrou uma forma diferenciada de se proteger do frio: construir para baixo.

Então, foi assim que surgiu uma rede de lojas, túneis e canais de transporte no subterrâneo da cidade canadense. Batizada de “Cidade subterrânea”, essa área escondida de Montreal se estende por 32 km e acabou se tornando um ponto turístico da região.

4. Esconderijo de drogas

(Fonte: Reuters)(Fonte: Reuters)

Embora os Estados Unidos tenham construído um muro gigante na fronteira com o México para frear a imigração ilegal, nada conseguiu parar o contrabando de drogas na região. Há muito tempo, os cartéis de droga mexicanos aprenderam a usar túneis subterrâneos para transportar suas mercadorias.

O destino final costuma ser a cidade de San Diego, que possui grande conexão mexicana. O movimento é tão forte que o município tem uma própria força-tarefa subterrânea para tentar acabar com o tráfico de drogas. O túnel mais longo já encontrado foi descoberto em março de 2020, tendo 1,5 km de comprimento e construído a 9 metros do chão.

5. Cemitério soterrado

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nova York é uma das metrópoles mais modernas do mundo, mas sofreu com a falta de visão de seus desenvolvedores no passado. Na década de 1790, as autoridades não conseguiram notar o crescimento exponencial da população na região norte da cidade e não se planejaram para tal feito.

Em 1797, a cidade comprou terras agrícolas para criar um campo de oleiro para os indigentes, pobres, criminosos e vítimas de doenças. Em 1820, a região já estava completamente sobrecarregada e sete anos depois o prefeito da cidade anunciou planos para transformar as terras em um parque público. Pesquisadores estimam que 20 mil pessoas tenham sido enterradas na região e seguem com seus túmulos escondidos pelas estruturas do Washington Square.

More in Fatos&Fatos.com