10 alimentos que você achava saudáveis mas não são!

Muitas vezes, pela correria do dia a dia, optamos por alimentos que nos proporcionam praticidade e que nos entreguem aquilo que estamos procurando no momento. Hoje, a procura de alimentos saudáveis cresce exponencialmente, pois, as pessoas desejam usufruir de seus benefícios, ter maior qualidade de vida e também buscam produtos que atendam seus problemas de saúde e comorbidades.

O grande ponto é que muitos destes produtos não deixam de ser opções industrializadas ou ultraprocessadas. Como está descrito no artigo Consumo de alimentos ultraprocessados e fatores associados em adultos, “o grupo dos ultraprocessados é composto por formulações que contêm pouco ou nenhum alimento in natura, acrescidas de sal, gorduras, açúcares, conservantes e aditivos. São produtos alimentícios prontos para comer ou aquecer, altamente palatáveis e de baixa densidade nutricional”

Isso tudo, é claro, contribui para o desenvolvimento de Obesidade e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), hipertensão, colesterol alto, diabetes e doenças cardiovasculares.

Assim, confira 10 alimentos que podem confundir as pessoas e que muitas vezes sabotam a “dieta” e são “falsos saudáveis”:

1. Peito de peru processado

aPeito de peru embutido. (Fonte: Shutterstock)

Apenas olhando a embalagem e vendo seus ingredientes é fácil analisar que o peito de peru processado possui uma grande quantidade de sódio, conservantes e aditivos. Isso se caracteriza pela extensão dos números de ingredientes — aqueles nomes “estranhos” e difíceis de identificar. Então, sim, o peito de peru processado é um falso saudável dada a sua composição, além de ser um embutido.

2. Barrinha de Cereal

aBarra de cereal. (Fonte: Shutterstock)

A barrinha de cereal pode parecer bem interessante, pois nela é possível encontrarmos castanhas, aveia e fibras, mas a realidade é outra — a maioria delas contém como principal ingrediente o açúcar, além de possuir diferentes tipos dessa substância nela (açúcar invertido, glicose de milho, açúcar mascavo, polidextrose). Também é encontrada nas barrinhas de cereal gordura vegetal, portanto não é um produto indicado para quem quer ter uma alimentação saudável.

3. Gelatina

aGelatina. (Fonte: Shutterstock)

Sabe aquela gelatina em pó que é uma delícia e tem sabor de infância? Pois é, é uma bomba de açúcar! O açúcar é seu principal ingrediente, além do alimento possuir edulcorante artificial, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica, que tem forte poder de adoçar. Por isso, a gelatina industrializada não tem potencial nutricional algum, pois é composta apenas de açúcares, corantes e aditivos.

4. Bolacha água e sal

aBolacha água e sal. (Fonte: Shutterstock)

Bolacha água e sal só tem água e sal, né? Não! Ela é carboidrato refinado puro, ou seja, possui farinha de trigo, soro de leite, sal, fermento (bicarbonato) e gordura vegetal. É um falso saudável porque não agrega nutricionalmente nem traz benefícios para a sua alimentação. O pãozinho francês é uma opção muito melhor que a bolacha água e sal.

5. Iogurte saborizado

aIogurte saborizado. (Fonte: Shutterstock)

O iogurte saborizado é uma grande cilada. Composto por açúcar, frutas artificiais, aditivos, amido modificado (para ter uma textura mais agradável e consistente), deve estar fora da nossa alimentação diária, para isso prefira comprar iogurtes desnatados sem açúcar e que possuam poucos ingredientes. Este tipo de iogurte é versátil, além de poder fazer diversas receitas, você pode bater no liquidificador com uma fruta que goste.

6. Suco de caixinha

aSuco de caixinha. (Fonte: GoodMockups)

O suco de caixinha possui baixa concentração de fruta, além de serem adicionados à sua composição muita água e açúcar. Opte por sucos de fruta naturais feitos em casa ou mesmo sucos industrializados que possuam maior concentração de fruta, vitamina, fibra e que não possuam açúcar.

7. Refrigerante zero açúcar

aRefrigerantes zero açúcar. (Fonte: Pexels)

A grande questão da bebida zero açúcar é a variedade e a quantidade de adoçantes presentes, e neste caso, elas possuem muito mais sódio do que as normais e fazem mal para a saúde do mesmo jeito.

8. Sopa instantânea

aSopa instantânea. (Fonte: Stocksnap)

Não tem coisa mais prática que sopa de saquinho ou a chamada sopa instantânea (pode incluir aí também o macarrão instantâneo). Mas o seu consumo recorrente pode ser muito prejudicial, pois é um produto que possui uma alta carga de sódio e aditivos como espessantes, realçadores de sabor, aromatizantes e corantes, como o caramelo IV, que pode causar câncer. Substitua esses produtos por sopas caseiras.

9. Chá pronto

aChá pronto. (Fonte: Stocksnap)

A maioria dos chás industrializados possuem uma grande quantidade de açúcar e conservantes. Já os que são zero açúcar possuem adoçantes. É preferível o uso do chá in natura, utilizando a própria erva em infusão ou os de sachês. Beba sem adoçar.

10. Molho para salada

aMolho para salada. (Fonte: Stocksnap)

Molhos para salada industrializados possuem muitos ingredientes em sua composição e isso já quer dizer que o produto foge totalmente do natural por possuir aditivos, como os conservantes, além de sal e açúcar. O ideal é temperar a salada com limão, azeite, vinagre e molhos caseiros.

***

Marcela Andrade Lopes, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição,  e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.